Nesse post você vai descobrir tudo sobre a dieta low carb, uma das mais consumidas nas academias de todo o mundo.
Pensando nisso, descubra agora mesmo como funciona essa dieta e os alimentos que podem ou não fazer parte da sua rotina.
Dessa forma, vai ficar mais fácil começar a praticar um novo cardápio alimentar para chegar ao peso ideal.
Vamos lá?
Como funciona a Dieta Low Carb
A princípio a dieta low carb mostrou ser uma alternativa para quem estava em busca de ganhar músculos bem como perder peso.
De antemão, a dieta funciona através da redução na ingestão de carboidratos e um aumento no consumo de proteínas.
Existem diversas variações da dieta low carb, de acordo com a quantidade de carboidratos que podem ser consumidos diariamente.
Ao mesmo tempo, vale dizer que médicos e nutricionistas defendem que é preciso compor a alimentação diversos grupos de alimentos.
Dessa forma, a dieta low carb que mais faz sucesso é aquela com uma redução de carboidratos, mas sem a restrição.
Sob o mesmo ponto de vista, a dieta low carb defende um consumo amplo de proteínas bem como os legumes, que tem calorias mais baixas.
Seguindo essa ideia, a deita low carb propõe que a energia seja retirada do pouco carboidrato ingerido juntamente com as gorduras presentes no organismo.
Alimentos da Deita Low Carb
Sabendo o que pode ser ingerido dentro da dieta, é possível começar um novo cardápio bem como aproveitar os benefícios dessa alimentação.
Mas, vale lembrar que conhecer os alimentos que devem ser ingeridos em menor quantidade e até evitados, pode ser a chave para emagrecer e mudar o hábito alimentar.
Os alimentos que não podem faltar na sua rotina são:
- Carnes magras;
- Vegetais;
- Hortaliças;
- Frutas;
- Verduras.
Do mesmo modo, a dieta low carb defende o consumo de:
- Creme de leite;
- Óleo de coco;
- Manteiga;
- Leite;
- Frutos do mar em geral.
Já os alimentos que devem ser reduzidos na sua rotina são:
- Doces;
- Biscoitos;
- Cerveja;
- Refrigerantes;
- Carboidratos (massas brancas, pães, macarrão, etc)
Receitas
– Vitaminas
Dentro do cardápio de receitas low carb, é possível encontrar diversas vitaminas que completam a sua alimentação diária, seja no café da manhã ou entre as refeições.
Entre as mais conhecidas está a de:
- Abacate com leite desnatado e mel;
- Abacate com água e folhas de hortelã;
- Frutas vermelhas (amora, morango e framboesa) com leite vegetal ou desnatado.
Você também pode adicionar outros complementos como:
- Suco de limão;
- Gengibre;
- Canela e hortelã.
– Peixe grelhado
Os peixes também fazem parte da alimentação low carb e são uma ótima opção de receita para ingerir gorduras boas e mudar o cardápio do fim de semana.
Para isso, prefira sempre os filés, como tilápia salmão, e prepare com:
- Sal;
- Pimenta;
- Limão;
- Manjericão;
Complete o seu prato com legumes cozidos ou salada de folhas.
– Saladas
Ainda que um dos queridinhos das receitas low carb sejam as proteínas da carne, o indicado é não deixar de lado as folhas.
Então, uma das receitas que deve te acompanhar semanalmente é um mix de folhas frescas, como alface roxa e cresca, almeirão e rúcula, acompanhado de pepino, tomate batata doce.
Além disso, você pode incluir um filé de carne vermelha, frango ou peixe grelhado sem adição de gordura para acompanhar.
– Bolo de caneca
Para você não ficar sem nenhum docinho no fim de semana, essa receita low carb promete não fazer você passar vontade e ainda está dentro do cardápio.
Para o preparo, misture em uma caneca 1 ovo, 1 colher de óleo de coco, um pouquinho de bicarbonato, 2 colheres de farinha de coco, 1 colher de leite de coco, 1 colher de manteiga de amendoim e gotas de chocolate amargo.
Depois é só ajustar o timer para 2 minutos e está pronto.
– Hambúrguer
O hambúrguer é uma opção fácil e que pode ser preparado para almoço, jantar ou para aquele prato especial do fim de semana.
Para o preparo, pegue carne vermelha ou de frango moídos, cebola e alho triturado, e temperos de sua preferência. Misture tudo e faça os hambúrgueres, levando ao fogo com fios de azeite para dourar os lados.
Você pode servir com mix de folhas, como alface, rúcula, tomate e almeirão.
Conclusão
Depois de enfim conhecer tudo o que você precisa saber sobre a dieta low carb, dá para começar a organizar a sua rotina.
Dessa forma, você pode garantir todos os benefícios de uma alimentação mais balanceada e saudável sem nenhum risco.
Assim, você pode começar agora mesmo a preparar o seu cardápio da semana para seguir a dieta low carb em todas as refeições.
Deixe um comentário